http:// Heloisa Helena, mais que números.
Por Edilson Silva
Esta semana o instituto Data-Folha divulgou nova rodada de pesquisa de intenção de votos para a presidência da República. A ex-senadora Heloisa Helena, presidente nacional do PSOL, figura como um nome bem consolidado em parcela significativa do eleitorado.
Na pesquisa estimulada, nos mais variados e possíveis cenários, Heloisa Helena oscila entre 13%, quando disputa simultaneamente com José Serra, Aécio Neves, Ciro Gomes e Dilma Roussef, até 27%, quando, disputando apenas com Aécio Neves e Dilma Roussef, a ex-senadora alagoana lidera as pesquisas.
É notável o desempenho conseguido até aqui pela presidenciável do PSOL. Longe dos holofotes da mídia e fora dos debates acalorados que protagonizava no senado federal desde 2006, a hoje vereadora eleita da capital alagoana parece ter vida própria e autônoma no imaginário popular.
Mesmo com esta presença bastante relevante nas pesquisas, Heloisa Helena não conta com um mínimo de equilíbrio na exposição de seu nome na grande mídia. É raro ver sua foto estampada em jornais ou nas telas de tv. A falta de equilíbrio só pode ser tratada como um indisfarçável boicote.
Eis a chamada que o jornal Folha de São Paulo fez na edição que divulgou a pesquisa: "Pesquisa Datafolha para a eleição presidencial de 2010 indica que o governador paulista José Serra (PSDB) aumentou sua liderança em relação ao levantamento anterior, realizado em março. Serra lidera com taxas que variam de 36% a 47%. O segundo colocado, o deputado Ciro Gomes (PSB), caiu de cinco a seis pontos, enquanto a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos".
Heloisa Helena, neste cenário, tem 14%, empatada tecnicamente com Ciro Gomes, com 15%, e bem a frente de Dilma Roussef, que tem 8%. Falaram do primeiro colocado, do segundo e da quarta, mas esqueceram-se da terceira. É de uma grosseria editorial de fazer vergonha a qualquer jornalista sério.
Situação inversa à da ministra Dilma Roussef, que além de contar com a publicidade que o cargo lhe confere, com a campanha antecipada através de inaugurações do PAC e das falas de um presidente que ostenta 70% de aprovação, ainda conta com a generosidade também indisfarçável da grande mídia, mesmo oscilando nas pesquisas entre 7% e 12%, ou seja, com seu melhor desempenho até aqui sendo inferior ao pior desempenho de Heloisa Helena.
O desempenho e a resistência de Heloisa Helena devem-se, entre vários fatores, ao seu carisma, evidenciado na dura luta que travou contra Lula e o PT, que a fez encarnar a indignação de uma parte da população contra a delinqüência política que sobra entre os políticos e governos. Deve-se também a um inegável espaço à esquerda de Lula e do PT que existe na sociedade brasileira, e que Heloisa Helena e o PSOL estão buscando cuidar e ampliar de forma responsável.
Mas deve-se também à garra da militante Heloisa Helena. Incansável, a presidenciável do PSOL tem uma agenda nacional intensa, construindo o partido, participando de mobilizações populares, angariando aliados para o projeto de uma outra sociedade, atendendo a incontáveis convites para palestras, debates, ou colocando sua autoridade política para solidarizar-se com o sofrimento da população, como o fez há poucos dias indo à Santa Catarina para visitar as vítimas da catástrofe que se abateu sobre a região norte daquele estado.
As pesquisas, portanto, mostram mais que números. Além da parcialidade da grande mídia, revelam também que não se pode tapar o PSOL, digo, o sol, com a peneira. Em meio a tanta "marquetagem", jogadas milionárias, manobras, dissimulações e boicotes, parcela considerável da população mantém-se atenta contra os delinqüentes de luxo da política brasileira, está disposta a apoiar um projeto inequivocamente de esquerda e já encontrou uma referência de carne e osso para depositar suas esperanças: Heloisa Helena.
Executiva Nacional do P-SOL e Presidente do PSOL/PE
..................................................................................................PSOL na Luta - Bahia................................................................................................. Este blog tem como um dos objetivos informar e orientar a militância do P-SOL das lutas que estaremos juntos ao lado dos trabalhadores de todo o mundo. Venha militar numa ferramenta de luta em defesa da classe trabalhadora. Filie-se ao PSOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário