sexta-feira, 4 de março de 2011

Declaração de Fidel Sobre a Situação na Líbia

A revolução na Libia divide aguas claramente. Para Fidel o problema no é a derrocada de Kadafi e sim uma posivel invasão yankee.

Tradução de Espanhol para Português: Ronaldo Santos
---------

LÍBIA 
FIDEL CASTRO 
O plano da Otan é ocupar a Líbia 


22 de fevereiro de 2011 


Petróleo se tornou a principal fonte de riqueza nas mãos de grandes transnacionais ianques, e através desta fonte de energia dispostas em um instrumento que aumentou consideravelmente seu poder político no mundo. Era sua principal arma quando decidiram liquidar prontamente a revolução cubana, logo que as primeiras leis justa e soberana em nosso país, privando-o de petróleo. 

Nesta fonte de energia foi desenvolvida civilização. A Venezuela foi o país do hemisfério com o preço mais alto pago. Estados Unidos se tornou o dono do enorme reservatório com que a natureza dotou esta nação irmã. 

Depois da última Guerra Mundial começou a desenhar a partir dos campos do Irã e da Arábia Saudita, Iraque e os países árabes localizados ao redor deles, maiores quantidades de petróleo. 
Estes se tornaram os principais fornecedores. O consumo global subiu gradualmente para a grande figura de cerca de 80 milhões de barris por dia, incluindo os extraídos no território dos Estados Unidos, e posteriormente juntou-se o gás, hídrica e nuclear. Até o início do século XX, o carvão foi a principal fonte de energia, que possibilitou o desenvolvimento industrial, que produz milhares de milhões de automóveis e dos consumidores dos motores de combustível líquido. 

Os resíduos de óleo e gás é associado com uma das maiores tragédias, não resolveu de todo, o sofrimento da humanidade: a mudança climática. 

Quando chegou a nossa Revolução, Argélia, Líbia e Egito ainda não eram produtoras de petróleo, e muito do imensas reservas da Arábia Saudita, Iraque, Irã e os Emirados Árabes Unidos estavam a ser descoberto. 

Em dezembro de 1951, a Líbia tornou-se o primeiro país Africano a fim de conseguir a independência após a Segunda Guerra Mundial, em que o território foi palco de grandes combates entre as tropas alemãs e do Reino Unido, que ficou famoso generais Erwin Rommel 
e Bernard L. Montgomery. 

95% do seu território está completamente deserta. 
A tecnologia permitiu a descoberta de grandes jazidas de petróleo de alta qualidade de luz que agora chegam a um milhão 800 mil barris por dia e abundantes depósitos de gás natural.Tal riqueza lhe permitiu atingir uma expectativa de vida que é quase 75 anos, ea maior renda per capita em África. Sua deserto rigorosa está localizado em um imenso lago de água fóssil, o equivalente a mais de três vezes o tamanho de Cuba, que tornou possível a construção de uma extensa rede de água doce trechos condutora de todo o país. 

A Líbia, que tinha um milhão de pessoas para alcançar a independência, agora tem mais de 6 milhões. 

A Revolução Líbia ocorreu em setembro de 1969. 
Era seu líder Muammar al-Gaddafi, de origem beduína militares, que na sua juventude foi inspirado pelas idéias do líder egípcio Gamal Abdel Nasser. Sem dúvida, muitas das suas decisões são associados com as mudanças que ocorreram quando, como no Egito, uma monarquia fraco e corrupto foi derrubado na Líbia. 

As pessoas deste país têm tradições antigo guerreiro. 
Diz-se que os líbios antigos faziam parte do exército de Aníbal, quando ele estava prestes a liquidar a Roma antiga com a força que atravessou os Alpes. 

Pode ou não pode concordar com Gaddafi. 
O mundo foi invadido, com todos os tipos de notícias, especialmente usando a mídia de massa. Vai ter que esperar o tempo suficiente para saber o quanto é estritamente verdadeiro ou falso, ou uma mistura de vários tipos de eventos, em meio ao caos, teve lugar na Líbia. O que para mim é absolutamente claro é que o governo dos EUA não está preocupado com a paz absoluta na Líbia e não hesitará em dar à OTAN a ordem para invadir este país rico, talvez dentro de horas ou poucos dias . 

Aqueles com intenções desonesto inventou a mentira de que Kadafi estava indo para a Venezuela, como fizeram na tarde de domingo, 20 de fevereiro, recebeu hoje uma resposta decente do Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, quando expressa textualmente era "a esperança que o povo líbio são, no exercício de sua soberania, uma solução pacífica para as suas dificuldades, que preserva a integridade do povo líbio e da nação sem a interferência do imperialismo ..." 

Pela minha parte, imagino que o líder líbio deixar o país, fugindo das responsabilidades que lhe são imputados, ou não falsas em parte ou em sua totalidade. 

Uma pessoa honesta sempre vai ser contra qualquer injustiça cometida a qualquer pessoa no mundo, e o pior deles, neste momento, iria permanecer em silêncio sobre o crime que a Otan está disposta a cometer contra o povo líbio. 

Na cabeça dessa organização é instado a fazê-lo belicoso. 
É preciso denunciar! 

Fidel Castro Ruz 

21 de fevereiro de 2011 



" Aquele(a) que se nega a lutar pelos seus direitos, tem razão em negar-se a luta, pois já nasceu morto o seu espírito de luta!" 
Ronaldo Santos


Nenhum comentário: