Os soldados ainda apreenderam 40 toneladas de maconha e detiveram seis das vinte pessoas que trabalhavam no local. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela secretaria de Defesa do país. A maior plantação de maconha encontrada no México até então foi descoberta em 2007, em Sinaloa, com 64 hectares.
O campo tem um avançado sistema de irrigação e ainda conta com um acampamento para 60 agricultores. As plantas, que chegam a 2,5m de altura, eram regadas com o uso de mangueiras, ligados a poços cavados próximos ao local.
Em 2010, investigadores acharam um túnel que ia do México aos Estados Unidos, equipado com iluminação, ventilação e uma ferrovia para o transporte das drogas.
De acordo com o general Alfonso Duarte, comandante da segunda Zona Militar da cidade de Tijuana, o local teria capacidade para produzir aproximadamente 120 toneladas de maconha, produção avaliada em 157 milhões de dólares (aproximadamente R$150 milhões). Duarte garantiu que as ervas serão destruídas.
Imagens do campo foram divulgadas pelo canal de TV Russia Today’s. No You Tube, usuários comentaram as imagens. Um deles levantou a seguinte questão: “O México tinha essa plantação gigante de maconha no deserto e ninguém havia percebido?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário