quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ivan Valente destaca importância do debate Raposa Terra do Sol

Ivan Valente destaca importância do debate Raposa Terra do Sol

“Os indígenas precisam preservar sua cultura e tradição”

O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) destacou hoje, 3 de setembro, em discurso no plenário da Câmara a importância da discussão, que acontece no Supremo Tribunal Federal, sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Terra do Sol, em Roraima. Ivan Valente destacou que o debate envolve não somente a área em questão, mas também outras reservas indígenas. Para ele, o argumento de que a presença dos índios represente uma ameaça à fronteira nacional não é válido.

“Os índios é que defenderam o território e a demarcação das terras do Brasil desde tempos imemoriais”, afirmou o deputado. Para ele, quem ocupou ilegalmente as terras da Raposa Terra do Sol foram os arrozeiros. Segundo Ivan Valente, o que está acontecendo é uma grande pressão do poder econômico, especialmente do agronegócio, para que seja tomada decisão a favor dos arrozeiros.

O deputado destacou o voto do ministro do STF, Carlos Ayres Brito, relator do processo, pela manutenção da área e a atuação da advogada indígena da etnia Wapichana, Joênia Carvalho, que afirmou que os indígenas brasileiros não são contra o progresso. “Não se trata disso, trata-se de dizer que eles precisam preservar a sua cultura e tradição em nome da diversidade cultural da nossa nação. Os indígenas não querem não ser brasileiros; eles são brasileiros como todos nós e não disputam isso; só não querem enriquecer; querem viver como tais, ou seja, querem só viver”, disse Ivan Valente.

Fonte: Liderança PSOL

Nenhum comentário: